Análises Técnicas

LAUDO DE INSPEÇÃO PREDIAL

Embasado conforme Lei Municipal nº 441/01, da Prefeitura Municipal de Santos


O Laudo de Inspeção Predial é um documento de caráter preventivo, que visa a redução do risco de acidentes e preservação do patrimônio conforme o atendimento de normas técnicas dentro das edificações.

Durante sua execução, é realizada uma vistoria técnica para avaliação das estruturas, onde serão apontadas em laudo todas as irregularidades da edificação, para que seja garantida a segurança dos moradores.

Esse processo é de extrema importância a fim de evitar que casos de quedas de marquises com vítimas fatais, como ocorreu no bairro do Gonzaga, em 2001, voltem a serem noticiadas. Para tanto, a Prefeitura Municipal de Santos desenvolveu a Lei Complementar nº 441/2001, onde passa a ser exigido um Laudo Técnico de Inspeção Predial nos condomínios.

O GRUPO VÓRTICCO oferece o suporte completo as edificações durante todo o processo de execução do Laudo de Inspeção Predial. Dentre os processos, estão:

• Realização da vistoria presencial à edificação;

• Elaboração do Laudo Técnico, com Registro de Responsabilidade Técnica;

• Oficialização e protocolamento do documento perante a Prefeitura Municipal de Santos.

LAUDO PERICIAL



O Laudo Pericial trata-se um laudo mais aprofundado que detecta o grau de comprometimento de estruturas, apontando soluções técnicas para que eventuais problemas sejam corrigidos, garantindo a segurança das pessoas.

Sendo um dos pilares do GRUPO VÓRTICCO, a segurança dos usuários de edificações é de vital importância, sendo a perícia um exame técnico de caráter especializado para prevenção de possíveis desastres.

Sempre que houver quaisquer sintomas aparentes na estrutura de uma edificação, é necessário que os responsáveis entrem em contato com profissionais habilitados para estudo do caso, pois essas patologias podem estar demonstrando que algum sistema estrutural está em processo de falência, que pode evoluir gravemente, comprometendo a segurança e bem estar de todos.

LAUDO DE ELÉTRICA



O Laudo de Elétrica é um tipo de laudo pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica, atualmente exigido no Brasil por diversas instâncias do poder público, a fim de atestar a conformidade das Instalações Elétricas residenciais, comerciais e industriais.

A execução do laudo atestará as condições das instalações elétricas do local, sendo considerados aspectos técnicos, jurídicos e de proteção contra acidentes e incêndios, assegurando a integridade da edificação.

O Laudo de Elétrica deve ser, obrigatoriamente, emitido por um Engenheiro Eletricista ou Técnico em Eletrotécnica, devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), com base em inspeções e medições realizadas nas instalações, conforme requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

LAUDO DE ESTANQUEIDADE DE GÁS



O Laudo de Estanqueidade de Gás nada mais é do que um documento, emitido por um profissional devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que atesta que a tubulação de gás em análise não apresenta vazamentos. Para tal, é realizado o teste intitulado como estanqueidade, onde é avaliado se o fluido está parado ou se está sendo retirado de alguma maneira.

A execução do laudo é a forma mais segura e confiável de comprovar que a edificação está livre de problemas iniciais, tendo suas tubulações verificadas de forma individual, além da avaliação de locais confinados, interferências elétricas e válvulas e flexíveis.

Resumidamente, o procedimento funciona da seguinte maneira: por meio da pressurização da tubulação, com ar comprimido, é possível verificar, após um período, se houve alteração na pressão interna. O manômetro é o equipamento responsável por medir a perda de litros por hora, o que pode dar uma precisão maior sobre a dimensão do vazamento.

Mesmo que a edificação já possua um laudo de estanqueidade de gás, pode-se solicitar um novo teste caso sejam percebidas quaisquer alterações. Para tanto, é de extrema importância que seja exigido do profissional uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), assegurando o cliente quanto a segurança do serviço.

LAUDO MOTO GERADOR (LAUDO GERADOR)



O Laudo de Abrangência do Moto Gerador é um tipo de laudo que conta com a inspeção do equipamento gerador, a fim de atestar que o mesmo está de acordo com as especificações da norma ABNT NBR 8528/14.

Sendo uma inspeção solicitada durante o processo de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o laudo contempla a análise dos seguintes pontos:

• Possíveis vazamentos;

• Marca do gerador;

• Potência;

• Tensão;

• Tipo de acionamento

• Combustível;

• Capacidade do tanque;

• Autonomia;

• Abrangência.

Entre quaisquer outros aspectos relevantes para assegurar o correto funcionamento do equipamento, garantindo a integridade e segurança da edificação e de seus moradores.

Este laudo deve ser executado por um engenheiro devidamente registrado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), sendo recolhido do mesmo uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

LAUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA



O Laudo de Impacto de Vizinhança, também conhecido como Estudo de Impacto de Vizinhança é um instrumento de planejamento de extrema importância para aliar os interesses do empreendedor com os direitos da população que reside ao redor da edificação.

Toda construção apresenta impactos positivos ou negativos para a vizinhança, podendo interferir de maneira direta no bem estar de todos que habitam em sua proximidade. Para tanto, é necessário um levantamento desses impactos, para suas definições e recomendações de medidas mitigadoras, a fim de evitar possíveis conflitos entre as partes, bem como possíveis riscos dos quais a população possa vir a sofrer.

Portanto, sempre que um novo empreendimento inicia suas obras, é extremamente necessário que seja realizado esse laudo, a fim de assegurar todas as partes dos impactos causados e do estado atual em que se encontram as edificações próximas.

Vale ressaltar que, este documento é de caráter técnico, sendo extremamente importante que seja executado e validado por um profissional da área da construção civil, devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), estando anexado a um registro ou anotação de responsabilidade técnica (RRT ou ART).

LAUDO DE SPDA (SPDA = PARA RAIO)



O Laudo de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), popularmente conhecido como para-raios, é um documento técnico responsável por analisar as condições deste sistema implantado na edificação, atestando seu bom funcionamento, garantindo que indústrias, hospitais, shoppings, edifícios comerciais e residenciais estão protegidos contra descargas elétricas.

A instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419, e tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.

Dentro do Laudo de SPDA, contam todas as informações relevante sobre as atuais condições do sistema, contemplando uma análise completa do sistema instalado; sua eficiência; seu estado de conservação; e medições no sistema de aterramento. Além disso, é anexado junto ao Laudo, um Relatório Fotográfico do local, com todas as orientações e recomendações referentes ao sistema, sendo atestado como CONFORME ou NÃO CONFORME e quais providências tomar para regularização, caso necessário.

Portanto, se você está à procura de uma empresa especializada nesse tipo de serviço, entre em contato com o GRUPO VÓRTICCO o quanto antes!

LICITAÇÃO DE OBRA



A Licitação de Obras é um serviço especializado que garante ao cliente uma segurança durante a contratação e execução de sua obra.

O objetivo principal dessa licitação é equalizar o escopo de serviço, garantindo que a necessidade do cliente seja atendida à um preço justo. Essa equalização realizada pela nossa empresa garante, também, que a obra seja executada de maneira adequada conforme os padrões estabelecidos pelas normas vigentes.

Durante o processo, nossa empresa desenvolve um documento convocatório, enviado para diversas empresas interessadas a participar, onde apresentamos todo escopo da obra, bem como a documentação necessária que deverá ser enviada.

O grande diferencial do GRUPO VÓRTICCO durante a Licitação está em três principais processos:

· Visita Técnica: Durante as visitas, disponibilizamos uma equipe especializada, em tempo integral, para acompanhar as licitantes no local, apresentando todo ambiente, bem como as necessidades do cliente;

· Análise Financeira: Após o envio das propostas das empresas licitantes, realizamos uma análise financeira bem detalhada, permitindo ao cliente uma margem de negociação muito maior;

· Análise Jurídica: Concluída a etapa de equalização das propostas, são selecionadas as empresas finalistas à licitação. Antes da tomada de decisão, apresentamos uma Análise Jurídica destas empresas, garantindo ao cliente uma maior segurança durante a contratação dos serviços.

GERENCIAMENTO DE OBRAS

(OU ACOMPANHAMENTO DE OBRAS)


O Gerenciamento de Obras é um serviço personalizado, que irá atender a demanda de cada cliente conforme necessidades e exigências técnicas de cada obra, podendo ser realizado de maneira remota, com ênfase nas fases críticas, ou de maneira presencial e contínua, durante todo período de contrato da obra.

Normalmente, esse é o serviço que sucede a Licitação de Obras, onde nossa empresa permanece junto ao cliente para garantir que todo escopo desenvolvido durante a Licitação seja cumprido, conforme os prazos estipulados em contrato, seguindo à risca todas as normas brasileiras pertinentes à obra.

Dentro do Acompanhamento de Obras, nós realizamos:

· Fiscalização técnica da execução da obra, com controle de qualidade e Segurança do Trabalho;

· Análise e liberação das medições das contratadas, verificando o cumprimento do cronograma;

· Gestão de suprimentos e contratações;

· Apoio na resolução de eventuais pleitos e conflitos contratuais;

· Elaboração de relatórios técnicos e financeiros das obras, com controle das receitas e despesas;

· Acompanhamento durante os procedimentos para obtenção de habite-se, AVCB e outros certificados de garantia e manuais de operação/manutenção dos equipamentos e serviços diversos, manuais do usuário, certificados de aprovação dos órgãos públicos ou concessionárias de serviços.

Entre em contato

Fale com um especialista

Envie sua mensagem, solicite um orçamento ou tire suas dúvidas.

    Informações: (13) 3500-8055